“Fazei isto em memória de Mim”

Na festa de Corpus Christi, nós católicos celebramos o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Faz uma alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Ao participarmos da procissão de Corpus Christi lembramos da caminhada do povo de Deus, que peregrino, caminha em busca da Terra Prometida. O povo do Antigo Testamento foi alimentado com o maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo enquanto caminha em direção a Deus.

No momento da consagração do pão e do vinho acontece a transubstanciação, quando se dá a mudança de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo, e de toda a substância do vinho na substância de seu sangue. A aparência, o gosto, o peso, o formato, tudo é de pão e vinho, mas a substancia é o próprio Jesus, corpo, sangue, alma e divindade.

Na Ceia Eucarística Jesus transformou o pão e o vinho em seu corpo e em seu sangue dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS.” Além disso, ele deu aos apóstolos o poder de perpetuarem este milagre dizendo: “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.” Por isso, a Eucaristia tornou-se o centro da nossa fé, ela é o sacramento de todos os sacramentos.

A Eucaristia, quer como Sacrifício quer como Sacramento, é o centro de toda a vida e de todo o culto cristão, porque leva o homem a Deus e traz Deus ao homem. Ela é a maneira que Jesus escolheu para permanecer conosco e nos alimentar de sua própria vida. É vontade de Deus que todos os homens tenham alimento para o sustento do corpo e busquem no Pão do Céu o alimento espiritual. Alimento este para reforçar a vida de todos que buscam viver aceitando a vontade do Senhor, que caminham se esforçando para se tornar uma pessoa melhor e assim ajudam a construir o Reino dos Céus aqui na terra Fazendo o bem

 

Fonte: Diocese de São João Del Rei

Post Author: Cláudio Elias

Foto de perfil de Cláudio Elias
Lavrense, 29 anos. Membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant'Ana de Lavras desde março de 2016. Cursa Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS.