Matriz de Sant’Ana ganhará maior árvore de Natal de Lavras

Arte do projeto que deverá ser inaugurado nos próximos dias.

A Associação Comercial e Industrial de Lavras (ACIL) e a Paróquia de Sant’Ana se uniram para criar a maior árvore de Natal de Lavras.

O tradicional enfeite natalino será instalado nos próximos dias na fachada da igreja. O templo, fundado em 1917, comemorou os 100 anos de sua construção este ano. Em meio às comemorações, a igreja ganhou o 1º Selo Porte dos Correios em setembro passado.

A árvore de Natal terá 50 metros de altura e se transformará em uma atração para moradores e visitantes ao longo do mês de dezembro.

O presidente da ACIL, o empresário José Eustáquio Cardoso, afirmou que essa foi a maneira encontrada pela entidade para prestar sua homenagem a um dos símbolos arquitetônicos mais importantes do munícipio. Ele informou que a precisão é que a árvore seja inaugurada no próximo dia 1 º de dezembro.

História

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, patrimônio histórico de Lavras, foi construída entre 1751 e 1754. Ela foi a matriz até a construção da nova sede do templo, em 1917.

O terreno onde está a Matriz de Sant’Ana foi comprado pelo Capitão Evaristo Alves de Azevedo, por três contos de réis. O custo total da construção ficou em 120 contos de réis, que naquela época era muito dinheiro. A ideia era que a obra refletisse o espírito progressista da Belle Époque. Em 1893, a paróquia é assumida pelo Pe. Francisco Severo Malaquias e só em 29 de junho de 1904, que se dá início a obra.

O dinheiro gasto com a construção da matriz foi arrecadado, por meio de ações realizadas pelo padre Francisco. Foi ele que, com toda sua dedicação, levantou a obra que completa em 2017 seus 100 anos de construção. Seu sucessor, padre Castorino de Brito também foi ajudou neste intenso trabalho.

Um fato interessante, e que marca não só a história da construção, mas também da cidade, é que entre 1910 e 1911, na nave da Matriz, que ainda em construção, ocorreu o Cinema Sul-Mineiro, um dos primeiros de Lavras. E, em 09 de setembro, a nova matriz foi sagrada pelo bispo de Campanha, Dom João de Almeida Ferrão.

Fonte: http://www.lavras24horas.com.br/portal/matriz-de-santana-ganhara-maior-arvore-de-natal-de-lavras/