Padre Cristiano é o convidado deste domingo do programa “Um coração para amar”.

Para falar um pouco mais da história e devoção a avó de Jesus aqui na cidade de Lavras, o programa “Um coração para amar” receberá neste domingo, o Padre Cristiano Assis. Entrevistado pelo Padre Reginaldo, falará sobre a devoção a Sant’Ana e de todos os preparativos para a festa da padroeira da cidade.

O programa estará disponível no domingo em nossa página do YouTube. Lá, você também pode conferir a reprise de programas anteriores. Não perca.

Saiba mais.

Campos de Santana das Lavras do Funil! Assim era chamado aquele Arraial, que surgira ao redor das “catas” de ouro e dos pousos dos Bandeirantes. Desde o princípio estávamos sob a proteção e a intercessão da Mãe de Nossa Senhora, a Vovó de Jesus, a Senhora Sant’Ana.

Segundo a tradição, nos idos de 1698, Romualdo Pedrosa da Costa Lima, integrante da Bandeira de Bartolomeu, após escapar com vida de um afogamento nos fervedouros das águas da cachoeira do funil, depositou na crista da colina do Pouso do Funil, uma imagem de Sant’Ana, como paga pela grande graça alcançada.

Antes de 1760 a sede da Paróquia estava em CARRANCAS, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Em 1751, a pedido da pequena população do Arraial de Lavras, começou a ser construída, com a autorização do Bispado de Mariana, um pequeno templo dedicado a Senhora Sant’Ana. A construção terminada em 1754 foi abençoada pelo Padre Manuel Martins, futuro pároco da paróquia.

Em 1760, o bispado de Mariana, que antes tinha dado a licença para a construção da capela, agora recebia um novo apelo da população do Arraial, solicitando a sua elevação à Paróquia, o que foi feito por D. Frei Manoel da Cruz, no dia 21 de novembro de 1760. Neste dia aconteceu a transferência da Paróquia da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, para o pequeno templo de Sant’Ana, em Lavras.

Foto de perfil de Cláudio Elias