Pentecostes: Matriz de Sant’Ana recebe paróquias para Vigília em noite fria de junho.

A tradição da igreja diz que a Vigília de Pentecostes é uma das mais especiais celebrações. Como na Vigília pascal, administrava-se o batismo, unido à crisma. Se a noite pascal dava mais ensejo para acentuar o batismo (morrer e ressuscitar com Cristo), o tema pentecostal refere-se, antes, ao dom do Espírito, relacionado com a crisma. Por isso, a Vigília é vivíssima oportunidade ideal para a crisma ou, pelo menos, para um retiro dos jovens que conscientemente vão assumir a vida no Espírito Santo.

Por isso, para levar aos cristãos uma profunda experiência do Espirito Santo na vida e caminhada como Filhos de Deus, aconteceu neste último sábado, 03, na Matriz de Sant’Ana a Solene Missa de Vigília de Pentecostes. Cinquenta dias após a solenidade da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, centenas de paroquianos das paróquias de Lavras e região se reuniram em clima de oração e unidade, para bem celebrar esta festa Litúrgica.

Organizado pelo setor da Juventude da Forania de Sant’Ana, o evento também contou com a participação de vários membros de Pastorais, Movimentos, Associações, Religiosos e Seminaristas, além do clero da Forania. Toda a produção desta celebração foi preparada com muito carinho e apreço. Afinal, o Pentecostes é uma data muito especial para os católicos de todo o mundo, pois marca 50 dias após a Páscoa, com a descida do Espirito Santo aos discípulos.

A celebração foi presidida pelo Padre Adriano Tércio, pároco da Paróquia de São Sebastião de Ingaí, que conduziu com fervor a celebração. A homilia foi proferida pelo Padre Aurélio Pereira, Diretor da Fazenda Senhor Jesus (Fazendinha do Padre Israel). Ambos, durante a celebração destacaram com ênfase que a presença do Espirito Santo é que conduz a vida da Igreja. Sem Ele, nossa fé não seria a mesma.

Ao final da celebração, foram dados os agradecimentos. Padre Clayton Nogueira, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Lavras) e Assessor da Juventude agradeceu a todos os envolvidos na festa e pela disposição na ajuda pela celebração, além de reforçar a escala da Vigília. Padre Adriano parabenizou Padre Clayton pelo trabalho e agradeceu a Paróquia Sant’Ana pelo acolhimento. Logo após a celebração, deu-se início a Vigília, que se encerrou as 7 da manhã do domingo. No lado externo da igreja Matriz aconteceu a venda de cachorro quente até a meia noite para cobrir as despesas deste momento forte da unidade entre as paróquias forâneas.

Acompanhe o que aconteceu de melhor nesta celebração. As fotos estão em nossa página no Facebook.

Posted by Paróquia SantAna de Lavras on Saturday, June 3, 2017

Foto de perfil de Cláudio Elias
Lavrense, 28 anos. Membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant'Ana de Lavras desde março de 2016. Cursa Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS.